A Coreia do Norte notificou a Guarda Costeira do Japão, na terça-feira (21), que lançará seu foguete com satélite, entre quarta-feira (22) e meia-noite de 1.º de dezembro.
Presume-se que o foguete que transporta satélite de reconhecimento militar que foi lançado em maio e agosto deste ano, com fracasso, seja lançado novamente.
Segundo a Guarda Costeira do Japão, o contato foi por e-mail antes do amanhecer de terça-feira, pela autoridade hidrográfica responsável pelas operações marítimas norte-coreanas.
Há três locais previstos para a queda: dois no Mar da China Oriental (no Mar Amarelo, no lado sudoeste da Coreia do Norte) e um no Oceano Pacífico, a leste da Ilha de Luzon, nas Filipinas. O percurso deverá ser fora da zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão e o local anunciado é o mesmo do local de lançamento em maio e agosto.
Fumio Kishida, o primeiro-ministro do Japão, falou aos repórteres na manhã do dia 21, quando chegou ao seu gabinete, dizendo: “Mesmo que o objetivo seja lançar um satélite artificial, se a tecnologia de mísseis balísticos for usada, seria uma violação da uma série de resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
“Os navios de guerra Aegis da Força de Autodefesa e a unidade PAC3 em Okinawa estão em prontidão”, disse Kishida, indicando que irá coordenar com países relevantes como os Estados Unidos e a Coreia do Sul para garantir uma resposta completa.
Fontes: Asahi e Yomiuri