Um novo estudo revelou os países mais perigosos e mais pacíficos no mundo para 2023.
A 17ª edição do Índice Global da Paz (GPI – Global Peace Index), produzido pelo Instituto para Economia e Paz, classifica 163 estados e territórios independentes que formam 99,7% da população do mundo.
A pesquisa de 2023 revela que o nível médio de paz global se deteriorou em 0,42%. Essa é a 13ª deterioração nos últimos 15 anos, com 84 países melhorando e 79 piorando em tranquilidade no ano de 2022.
O Afeganistão foi nomeado o país menos pacífico no mundo pelo 8º ano consecutivo, seguido por Iêmen, Síria, Sudão do Sul e a República Democrática do Congo.
A guerra na Ucrânia teve um impacto significante na paz global, com o país e a Rússia tendo a maior e quinta maior deteriorações em nível de paz, respectivamente. Apesar disso, a Europa é a região mais pacífica no mundo e é lar para 7 dos 10 países mais pacíficos do globo.
Haiti, Mali e Israel foram os outros países com as maiores pioras.
A Islândia continua sendo o país mais pacífico do mundo, uma posição que mantém desde 2008. Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia e Áustria se juntam ao índice.
O GPI usa 23 indicadores qualitativos e quantitativos e mede o estado de paz por 3 domínios: nível de segurança social, a extensão de conflito doméstico e internacional e grau de militarização.
O relatório foi compilado antes da escalada do conflito entre Israel e Hamas no mês de outubro e a atual atividade vulcânica na Islândia.
O Instituto para Economia e Paz, sediado em Sydney, na Austrália, se descreve como um think tank independente, não partidária e sem fins lucrativos.
Veja quais são os países mais perigosos do mundo em 2023:
- Afeganistão
- Iêmen
- Síria
- Sudão do Sul
- República Democrática do Congo
- Rússia
- Ucrânia
- Somália
- Sudão
- Iraque
Os países mais pacíficos do mundo em 2023
- Islândia
- Dinamarca
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Áustria
- Singapura
- Portugal
- Eslovênia
- Japão
- Suíça
Fonte: The Independent