Terra recebe mensagem a laser enviada a 16 milhões de quilômetros de distância

Enquanto a NASA seja capaz há muito tempo de se comunicar com naves usando ondas de rádio, ela nunca havia sido capaz de enviar informação usando laser dessa distância do espaço.

A façanha foi alcançada ao usar o experimento Deep Space Optical Communications da NASA (ilustrativa/banco de imagens)

A NASA alcançou um fato inédito após enviar uma mensagem a laser para a Terra de aproximadamente 16 milhões de quilômetros de distância dentro de 50 segundos.

Publicidade

Enquanto a agência espacial seja capaz há muito tempo de se comunicar com naves usando ondas de rádio, ela nunca havia sido capaz de enviar informação usando laser dessa distância do espaço.

A façanha, alcançada ao usar o experimento Deep Space Optical Communications (DSOC) da NASA a bordo da nave espacial Psyche, poderia algum dia permitir que humanos transmitam chamadas de vídeo em Marte.

O sistema é capaz de transmitir informação de 10 a 100 vezes mais rápido do que o atual equipamento de comunicações espaciais, de acordo com um comunicado de imprensa publicado na quinta-feira (23).

A NASA e outras agências espaciais estão competindo para levar humanos de volta à Lua dentro da próxima década, um passo em direção a suas ambições maiores de colonizar Marte.

Esses exploradores precisarão ser capazes de se comunicar com a Terra de forma eficaz, e o DSOC poderia ajudar com isso.

A comunicação óptica é a mesma tecnologia usada em internet de fibra ótica. O sinal de luz chega tão rápido como ondas de rádio, mas pode comunicar muito mais informação. Isso poderia oferecer uploads e downloads de banda elevada

Fonte: Business Insider

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Lista revela quais são os países mais perigosos do mundo

Publicado em 24 de novembro de 2023, em Notícias do Mundo

O mundo ficou menos pacífico nos últimos 15 anos, mostra relatório.

A 17ª edição do Índice Global da Paz classifica 163 estados e territórios independentes que formam 99,7% da população do mundo (Vision of Humanity)

Um novo estudo revelou os países mais perigosos e mais pacíficos no mundo para 2023.

Publicidade

A 17ª edição do Índice Global da Paz (GPI – Global Peace Index), produzido pelo Instituto para Economia e Paz, classifica 163 estados e territórios independentes que formam 99,7% da população do mundo.

A pesquisa de 2023 revela que o nível médio de paz global se deteriorou em 0,42%. Essa é a 13ª deterioração nos últimos 15 anos, com 84 países melhorando e 79 piorando em tranquilidade no ano de 2022.

O Afeganistão foi nomeado o país menos pacífico no mundo pelo 8º ano consecutivo, seguido por Iêmen, Síria, Sudão do Sul e a República Democrática do Congo.

A guerra na Ucrânia teve um impacto significante na paz global, com o país e a Rússia tendo a maior e quinta maior deteriorações em nível de paz, respectivamente. Apesar disso, a Europa é a região mais pacífica no mundo e é lar para 7 dos 10 países mais pacíficos do globo.

Haiti, Mali e Israel foram os outros países com as maiores pioras.

A Islândia continua sendo o país mais pacífico do mundo, uma posição que mantém desde 2008. Dinamarca, Irlanda, Nova Zelândia e Áustria se juntam ao índice.

O GPI usa 23 indicadores qualitativos e quantitativos e mede o estado de paz por 3 domínios: nível de segurança social, a extensão de conflito doméstico e internacional e grau de militarização.

O relatório foi compilado antes da escalada do conflito entre Israel e Hamas no mês de outubro e a atual atividade vulcânica na Islândia.

O Instituto para Economia e Paz, sediado em Sydney, na Austrália, se descreve como um think tank independente, não partidária e sem fins lucrativos.

Veja quais são os países mais perigosos do mundo em 2023:

  1. Afeganistão
  2. Iêmen
  3. Síria
  4. Sudão do Sul
  5. República Democrática do Congo
  6. Rússia
  7. Ucrânia
  8. Somália
  9. Sudão
  10. Iraque

Os países mais pacíficos do mundo em 2023

  1. Islândia
  2. Dinamarca
  3. Irlanda
  4. Nova Zelândia
  5. Áustria
  6. Singapura
  7. Portugal
  8. Eslovênia
  9. Japão
  10. Suíça
 Fonte: The Independent

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão