
Uma cepa altamente contagiosa do vírus foi detectada em uma granja na cidade de Kashima, província de Saga (ilustrativa/banco de imagens)
No sábado (25), autoridades no sudoeste no Japão se apressaram para conter o primeiro surto de influenza aviária da temporada, identificando cerca de 40 mil aves para abater e implementando medidas de quarentena direcionadas a fazendas nas proximidades.
Uma cepa altamente contagiosa do vírus foi detectada em uma granja na cidade de Kashima (Saga) levando autoridades provinciais vizinhas e outras a convocarem forças-tarefa.
O governo da província de Saga disse na manhã de sábado (25) que casos de gripe aviária foram confirmados na fazenda em Kashima, com a conclusão do abate de 40 mil aves esperado até a manhã deste domingo (26).
Artigos relacionados
A movimentação de aproximadamente 255 mil aves em 12 granjas localizadas dentro de um raio de 10Km do epicentro do surto e produtos relacionados, como ovos, foi restrita, enquanto locais para desinfecção de veículos foram estabelecidos em toda a província.
O ministro da Agricultura, Florestas e Pesca, Ichiro Miyashita, disse na reunião da força-tarefa de seu ministério que ação rápida será tomada para combater o vírus, incluindo o envio de uma equipe de pesquisa epidemiológica.
De acordo com autoridades provinciais de Saga, um número crescente de galinhas mortas foi reportado na sexta-feira (24), com os resultados de 2 testes básicos vindo positivos. Testes genéticos confirmaram posteriormente a presença do vírus.
Fonte: News and Culture







