Às 14h47 de quarta-feira (29) a Guarda Costeira recebeu um telefonema de um pescador dizendo que “um Osprey caiu na costa de Yakushima”, que fica ao sul da província de Kagoshima.
Há informação de que houve uma explosão no motor da aeronave CV-22 Osprey que decolou da base militar dos EUA em Iwakuni (Yamaguchi) para seguir à base aérea de Kadena (Okinawa).
A aeronave militar pertence aos Estados Unidos e estava com uma tripulação de 8 pessoas. Até 17h17, 3 militares foram resgatados, mas ainda não se sabe o estado deles.
Pouco antes desse aviso do pescador, outras pessoas ligaram para o 110 porque viram fumaça e fogo saindo pelo motor do Osprey.
Depois de receber informações sobre a queda do Osprey, os pescadores cancelaram a atividade nas suas embarcações e saíram em busca das oito pessoas a bordo, para ajudar a encontrar as vítimas, junto com os helicópteros e outros navios da Guarda Costeira do Japão.
O Osprey é uma aeronave altamente flexível que pode decolar verticalmente como um helicóptero, mas também realizar cruzeiros em alta velocidade como um avião turboélice mais convencional com asas.
Em agosto deste ano, três fuzileiros navais dos EUA morreram e vários outros ficaram gravemente feridos depois que um Osprey caiu durante exercícios militares na Austrália.
Fontes: NHK, Minami Nippon Shimbun, Okinawa Times e MBC