As temperaturas em partes da Sibéria caíram para -50ºC enquanto nevascas cobriram Moscou em recordes de precipitações de flocos de gelo e interromperam voos, visto que o clima de inverno tomou toda a Rússia.
Em Sakha (República de Sakha), localizada no nordeste da Sibéria e lar para Yakutsk, uma das cidades mais frias do mundo, as temperaturas caíram para -50ºC, de acordo com agência do clima da região.
Uma onda de frio anormalmente antecipada em Sakha fez com que as temperaturas caíssem para ainda menos do que -50ºC em várias áreas da região um pouco menor do que a Índia.
Quase toda a região de Sakha, que fica na zona do permafrost (gelo permanente do subsolo), a capital da região, Yakutsk, que fica a cerca de 5.000Km ao leste de Moscou, a temperatura girou em torno de -44ºC a -48ºC.
Temperaturas abaixo de -50ºC se tornaram menos comuns nos últimos anos devido à mudança climática, com o permafrost mostrando sinais crescentes de descongelamento.
Na capital russa, algumas das maiores nevascas já vistas causaram atrasos em certos aeroportos na segunda-feira (4), com pistas cobertas por camadas grossas de neve.
Pelo menos 54 voos sofreram atrasos e mais 5 foram cancelados nos 3 principais aeroportos da capital, divulgou a agência de notícias estatal RIA.
Nesta semana em Moscou, a previsão é de que as temperaturas fiquem em torno de -18ºC.
Fonte: Yahoo News