A Indonésia tem uma população de mais de 270 milhões pessoas (ilustrativa/banco de imagens)
A Indonésia diz que planeja enviar 100 mil trabalhadores para o Japão nos próximos 5 anos, ajudando Tóquio a abrandar uma grave escassez de mão de obra enquanto a população na 3ª maior economia do mundo envelhece.
Publicidade
O Ministério da Força de Trabalho da nação no Sudeste Asiático e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) realizaram o primeiro fórum conjunto de recursos humanos em Jacarta no dia 28 de novembro, atraindo 200 participantes incluindo funcionários do governo indonésio e representantes de indústrias japonesas abrangendo o setor de automóveis ao turismo e cuidados de enfermagem.
A ministra da Força de Trabalho do país, Ida Fauziyah, disse que o Japão é “um destino de interesse para os indonésios, especialmente a geração mais jovem”.
Como parte disso o ministério espera que 70 mil trabalhadores viajem usando um programa de visto de Trabalhadores Qualificados Específicos do Japão, o qual permite estadas de até 5 anos. Ele espera que outros 30 mil trabalhem sob programas diferente.
Com mais de 270 milhões pessoas, a Indonésia tem a 4ª maior população do mundo e há muito tempo busca enviar trabalhadores para locais como o Oriente Médio, Hong Kong e Coreia do Sul a fim de aumentar os rendimentos de moeda estrangeira e reduzir o desemprego em casa.
Takazumi Yamaguchi, diretor de gestão de uma operadora de hotéis na província de Fukui, disse que sua companhia, a Grandia Housen, enfrenta uma “grave escassez de mão de obra” a qual ele espera que seja abrandada com o talento indonésio.
De acordo com dados do Ministério do Trabalho do Japão, o país tinha cerca de 1,82 milhão de trabalhadores estrangeiros desde outubro de 2022, dos quais 77.889 eram indonésios – o 6º maior grupo após o Vietnã, China, Filipinas, Brasil e Nepal.
Fonte: Asia Nikkei