Indonésia enviará 100 mil trabalhadores ao Japão

O Japão é ‘um destino de interesse para os indonésios, especialmente a geração mais jovem’, diz ministra.

A Indonésia tem uma população de mais de 270 milhões pessoas (ilustrativa/banco de imagens)

A Indonésia diz que planeja enviar 100 mil trabalhadores para o Japão nos próximos 5 anos, ajudando Tóquio a abrandar uma grave escassez de mão de obra enquanto a população na 3ª maior economia do mundo envelhece.

Publicidade

O Ministério da Força de Trabalho da nação no Sudeste Asiático e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) realizaram o primeiro fórum conjunto de recursos humanos em Jacarta no dia 28 de novembro, atraindo 200 participantes incluindo funcionários do governo indonésio e representantes de indústrias japonesas abrangendo o setor de automóveis ao turismo e cuidados de enfermagem.

A ministra da Força de Trabalho do país, Ida Fauziyah, disse que o Japão é “um destino de interesse para os indonésios, especialmente a geração mais jovem”.

Como parte disso o ministério espera que 70 mil trabalhadores viajem usando um programa de visto de Trabalhadores Qualificados Específicos do Japão, o qual permite estadas de até 5 anos. Ele espera que outros 30 mil trabalhem sob programas diferente.

Com mais de 270 milhões pessoas, a Indonésia tem a 4ª maior população do mundo e há muito tempo busca enviar trabalhadores para locais como o Oriente Médio, Hong Kong e Coreia do Sul a fim de aumentar os rendimentos de moeda estrangeira e reduzir o desemprego em casa.

Takazumi Yamaguchi, diretor de gestão de uma operadora de hotéis na província de Fukui, disse que sua companhia, a Grandia Housen, enfrenta uma “grave escassez de mão de obra” a qual ele espera que seja abrandada com o talento indonésio.

De acordo com dados do Ministério do Trabalho do Japão, o país tinha cerca de 1,82 milhão de trabalhadores estrangeiros desde outubro de 2022, dos quais 77.889 eram indonésios – o 6º maior grupo após o Vietnã, China, Filipinas, Brasil e Nepal.

Fonte: Asia Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Amostras de comida japonesa circulam em esteira de bagagens do Chubu Centrair

Publicado em 10 de dezembro de 2023, em Sociedade

Amostras de comida começaram suas jornadas na sexta-feira (8) na área doméstica de coleta de bagagens do Chubu Centrair em Tokoname (Aichi).

Passageiros aguardando suas bagagens levaram um susto com as amostras de comida japonesa circulando no carrossel (YouTube/Tokai TV)

O Aeroporto Internacional Chubu Centrair surpreende ao promover comidas famosas de Nagoia, com malas cheias de amostras de pratos sendo levados no carrossel de bagagens enquanto viajantes recolhem suas bagagens.

Publicidade

Amostras criadas pela Sample Kobo, uma fabricante com sede na província de Gifu, começaram suas jornadas na sexta-feira (8) na área doméstica de coleta de bagagens.

“Esperamos que exibir vários menus locais de Aichi, Gifu, Mie e de outras partes da região Chubu encorajaremos as pessoas a visitar esses locais”, anunciou o presidente da companhia.

Em colaboração com o aeroporto, eles desenvolveram amostras de gastronômicas originais – comidas clássicas de Nagoia como asas de frango e hitsumabushi (enguia sobre arroz) – que são acomodados perfeitamente em uma mala.

O sushi de esteira, popular entre estrangeiros, inclui amostras elaboradas a partir de peixe real, recriadas de forma impressionante.

Se a ideia se tornar popular entre viajantes, mais variedade de pratos de dar água na boca poderão ser adicionados às amostras.

Fonte: News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!