Japão vê Índia como destino promissor de investimento

Foi perguntado a empresas no Japão quais países e regiões que elas veem como destinos promissores de investimento nos próximos 3 anos. A Índia foi opção de 48,6%.

Vista da Cyber city em Gurgaon, Índia (Wikimedia Commons/Tarun4u)

Uma nova pesquisa descobriu que companhias japonesas veem a Índia como o destino no exterior mais favorável para investimento pelo 2º ano consecutivo.

Publicidade

A enquete também mostrou que a China caiu um nível para o 3º lugar desde a última pesquisa.

A pesquisa foi conduzida pelo Banco para Cooperação Internacional do Japão (JBIC) do governo.

Foi perguntado às empresas quais países e regiões que elas veem como destinos promissores de investimento nos próximos 3 anos. A Índia foi opção de 48,6%.

A JBIC conduz a pesquisa todos os anos sobre fabricantes japonesas que operam no exterior. Neste ano, ela recebeu respostas de 534 companhias.

“A Índia está promovendo fortemente desenvolvimento de estrutura e sua população está determinada a continuar crescendo. Ainda há espaço para a demanda doméstica expandir. Companhias japonesas estão muito esperançosas sobre essas coisas”, disse Nao Kawakami, diretor-geral no JBIC Strategic Research Department.

O Vietnã veio em 2º a 30,1%. O número para a China foi de 28,4%, o mais baixo desde o início da pesquisa em 1992.

Muitas companhias manifestaram preocupação com a segurança econômica em meio ao atrito entre Pequim e Washington. Elas também citam a desaceleração econômica do país.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mercado de Tóquio fechou o dia com iene mais forte

Publicado em 14 de dezembro de 2023, em Economia

É a primeira vez em 4 meses e meio que a moeda japonesa chegou a 140 por dólar.

Painel do mercado de câmbio de Tóquio antes do fim do expediente (FNN)

Na quinta-feira (14), a moeda japonesa deu uma valorizada no mercado de câmbio de Tóquio, devido à especulação generalizada de que os Estados Unidos reduziriam as taxas de juros em breve.

Publicidade

Houve um forte movimento de venda da moeda americana e, no fim do expediente, a taxa chegou a 140 ienes por dólar, ficando no mesmo patamar de julho deste ano, pela primeira vez desde então.

Essa valorização do iene foi uma resposta aos resultados da reunião do Federal Reserve Board (FRB), algo como o banco central dos Estados Unidos, e às palavras do presidente Powell na coletiva de imprensa nas primeiras horas de quinta-feira, horário de Tóquio, de que anteciparia a redução das taxas de juros.

A moeda japonesa estava sendo negociada na faixa de 145 ienes por dólar antes desse anúncio, mas depois valorizou 4 ienes.  

“Há uma tendência crescente para comprar ienes”, disse um analista de mercado para a NHK.

​Na próxima semana, o Banco do Japão realizará uma reunião para decidir sobre a política monetária, e os analistas de mercado disseram para a FNN: “A maré mudou, pois há expectativas de que o diretor do Banco do Japão, faça declarações no sentido de uma saída da flexibilização monetária”.

Fontes: NHK e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão