O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) anunciou na sexta-feira (15) que as cerca de 5 mil instituições médicas notificaram 166.690 pacientes com influenza, entre 4 e 10 de dezembro.
Isso significa que a média nacional foi de 33,72 casos por instituição. Quando esse índice ultrapassa 30 é considerado nível de alerta, o que aconteceu pela primeira vez em 10 anos, nesta época, ou seja, epidemia antecipada. Houve um aumento de 126% em relação à semana anterior em todas as províncias. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas estimou o número de pacientes em aproximadamente 1.118.000.
Das 47 províncias 33 ultrapassaram o nível de alerta da influenza. Nessa semana de análise, 6.382 instituições de ensino foram fechadas ou as aulas foram suspensas. Das 14 províncias restantes, excluindo Okinawa, todas tiveram índice entre 20 a 30 pacientes por instituição, nível de atenção.
O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus também aumentou durante três semanas consecutivas. Em ambos os casos, existe o risco de aumento da infecção durante as festas de fim de ano e de Ano Novo, por isso os especialistas pedem cautela. Medidas como a vacinação, lavagem frequente das mãos, uso de máscara dependendo da situação e do ambiente, ajudam a evitar a infecção.
Fonte: NHK