Na terça-feira (19) a reportagem da FNN obteve a informação de que o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT) planeja alocar aproximadamente 1,6 bilhão de ienes no orçamento do ano fiscal de 2024 para o reforço do ensino da língua japonesa para os estudantes e os trabalhadores estrangeiros.
Além disso, a Divisão de Ensino da Língua Japonesa, nome provisório, que o MEXT estabelecerá em abril de 2024 e será responsável por fortalecer o ensino da língua japonesa para estudantes e trabalhadores estrangeiros, terá aproximadamente 50 funcionários.
Devido à escassez de mão de obra no país, o governo pretende aceitar 400 mil estudantes estrangeiros até 2033.
Em relação ao ensino específico, a Lei de Certificação de Instituições de Ensino da Língua Japonesa, que certificará as escolas e os professores desses estabelecimentos de ensino, entrará em vigor em abril de 2024. Assim, os professores de língua japonesa serão qualificados nacionalmente.
A Divisão de Ensino de Língua Japonesa não apenas promoverá o treinamento desses professores para sua qualificação, mas também enviará consultores para áreas onde há escassez de aulas do idioma japonês para dar suporte. A equipe também trabalhará para fornecer ensino da língua japonesa aos refugiados.
Fonte: FNN