Cientistas alertam que ‘doença do cervo zumbi’ pode contagiar humanos

A doença foi encontrada em 800 amostras de cervos e alces em Wyoming, nos EUA.

A doença foi encontrada em 800 amostras de cervos e alces por todo o estado de Wyoming, nos EUA (ilustrativa/banco de imagens)

Cientistas alertaram que uma “doença de cervo zumbi” (bambi zumbi) poderia se espalhar para os humanos após centenas de animais terem sido infectados nos EUA no último ano.

Publicidade

A Doença Debilitante Crônica (DDC), a qual faz com que os animais tenham excesso de salivação,  tropecem e os deixam em estado letárgico, foi encontrada em 800 amostras de cervos e alces por todo o estado de Wyoming, nos EUA.

Entretanto, especialistas alertaram que a doença era um “desastre de movimento lento” e pediu a governos que se preparem para sua possibilidade de contagiar humanos.

Em 2017, entre 7 mil e 15 mil animais infectados com DDC por ano estavam sendo consumidos por humanos, de acordo com a Aliança para Vida Selvagem Pública.

Espera-se que o número aumente em 20% anualmente. No estado de Wisconsin, milhares de pessoas provavelmente consumiram carne de cervo infectado, disse o Dr. Cory Anderson, pesquisador da DDC, ao site The Guardian.

A DDC é extremamente rara de erradicar uma vez que o ambiente é infectado. Ela pode persistir por anos na sujeira ou em superfície, e cientistas reportam que ela é resistente a desinfetantes, formaldeído, radiação e incineração a 600ºC.

Isso ocorre após a empresa de biotecnologia dos EUA, a Gingko Bioworks, ter alertado que doenças transmitidas de animais para humanos podem matar 12 vezes mais pessoas em 2050 do que fizeram em 2020.

A companhia disse que epidemias causadas por doenças zoonóticas poderiam ser mais frequentes no futuro devido à mudança climática e deflorestação.

Fonte: The Independent

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Com história de 1.300 anos, hotel mais antigo do mundo fica no Japão

Publicado em 26 de dezembro de 2023, em Turismo em Yamanashi

Localizado em Yamanashi, o Nishiyama Onsen Keiunkan foi reconhecido em 2011 como o hotel mais antigo do mundo pelo World Guiness Records.

O hotel mais antigo do mundo vem sendo operado pela mesma família há 1.300 anos, atendendo mesmo aos samurais (Keiunkan)

Situado em meio a vários locais de águas termais pitorescos nas montanhas, o Nishiyama Onsen Keiunkan na província de Yamanashi é reconhecido como o hotel, pousada e mesmo negócios em geral mais antigo do mundo, atendendo a todos, desde samurais a turistas da modernidade, por mais de mil anos.

Publicidade

Fundado originalmente no ano 705, as águas termais naturais na área do tradicional onsen permitiram a criação de vários banhos terapêuticos que atraía visitantes e militares de todo o mundo, que vinham relaxar.

Dentre esses patronos estavam vários samurais e famosos comandantes de exército dando ao spa um pouco mais de notoriedade.

Uma das áreas de águas termais do hotel (Keiunkan)

Desde seu início, o Keiunkan onsen foi operado somente por membros da família original ao longo dos séculos. Cinquenta e duas gerações diferentes de descendentes cuidaram e administraram a pousada, aumentando espaço e modernizando gradualmente a cada época.

Hoje em dia ele é consideravelmente maior do que era há mil anos, contudo, tanto a aparência como a sensibilidade da pousada continuaram surpreendentemente inalteradas.

Apesar das amenidades modernas, o design simples e relaxante dos espaços e das montanhas que as rodeiam dão a sensação de como se estivesse ainda no ano 705.

Hotel rodeado pela natureza traz momentos relaxantes (Keiunkan)

Atualmente o Keiunkan detém o Guiness World Records para o hotel mais antigo do mundo (você pode ver o registro tocando aqui).

Para mais informações: Keiunkan (em japonês e inglês)

Toque aqui para ver a localização

Veja um vídeo do Nishiyama Onsen Keiunkan:

Fonte: Atlas Obscura

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão