O campeão de um torneio de Xiangqi, ou xadrez chinês, teve o título removido após alegações de comportamento inapropriado.
Yan Chenglong também foi acusado de trapacear ao usar um dispositivo de comunicação análogo a miçangas anais.
O homem de 48 anos perdeu o título e foi proibido de jogar por 1 ano.
Entretanto, a Associação Chinesa de Xiangqi (CXA) diz que é impossível provar acusações de trapaça.
O Xiangqi é popular por toda a Ásia há centenas de anos.
De acordo com a CXA, Yan começou a beber com amigos no quarto do hotel onde estava hospedado logo após a conquistar o título de “Rei do Xiangqi” em um torneio nacional realizado na ilha chinesa de Hainan na semana passada.
Ele então defecou na banheira do quarto do hotel em um ato “que danificou a propriedade hoteleira e violou a ordem pública e boa moral”, disse a declaração da CXA.
A CXA foi forçada a endereçar rumores circulando online de que Yan havia trapaceado ao usar miçangas anais equipadas com transmissores sem fio para enviar e receber sinais.
“Com base em nossa compreensão da situação, atualmente é impossível provar que Yan se engajou em trapaça através de miçangas anais como especulado na mídia social”, disse a CXA.
Como punição por mau comportamento, Yan perdeu o título e foi banido de jogar por 1 ano.
A associação não revelou o valor do prêmio que Yan estava perdendo, mas torneios de Xiangqi geralmente prometem aos ganhadores dezenas de milhares de yuans, de acordo com a AFP.
Fonte: BBC