Fenômeno da nuvem perfurada em Aichi

Esse raro fenômeno foi visto desde as primeiras horas da manhã em Aichi.

Foto feita logo após o meio-dia de quarta-feira (reprodução do WeatherNews)

Quem reside na província de Aichi pode ter visto o fenômeno da nuvem perfurada na quarta-feira (27). Um buraco se abriu entre as nuvens finas desde a manhã desse dia.

Publicidade

Esse fenômeno meteorológico ocorre quando a temperatura da água nas nuvens é abaixo de zero. As gotas evaporam e causam esse buraco, como se as nuvens tivessem sido perfuradas.

As nuvens que se espalham no alto do céu contêm água que está em um estado de sobrefusão (não passa para o estado sólido). Mas, se por algum motivo uma gota de água congelar, a umidade adere ao gelo uma após a outra. 

As partículas de gelo ficam mais pesadas e caem, mas evaporam no caminho. Como resultado, forma-se uma cavidade nas nuvens, o que é um fenômeno raro.

Fonte: WeatherNews

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Maior planta nuclear do mundo no Japão poderá retomar operações

Publicado em 27 de dezembro de 2023, em Sociedade

A TEPCO está disposta a trazer a maior planta de energia atômica do mundo de volta às operações, mas uma retomada ainda precisa de consentimento local na província de Niigata.

Imagem da Kashiwazaki-Kariwa, em Niigata, no ano de 2011 (Wikimedia Commons/Da)

A reguladora de energia nuclear do Japão suspendeu nesta quarta-feira (27) uma proibição operacional que ela impôs sobre a massiva planta de energia nuclear de Kashiwazaki-Kariwa da Tokyo Electric Power (TEPCO) há 2 anos, liberando o caminho para a retomada de um processo em direção ao reinício.

Publicidade

A TEPCO está disposta a trazer a maior planta de energia atômica do mundo de volta às operações para reduzir custos operacionais, mas uma retomada ainda precisa de consentimento local na província de Niigata, na costa do Mar do Japão.

Com capacidade de 8.212 megawatts, a planta está offline desde 2011, quando o desastre de Fukushima levou ao eventual desligamento de todas as plantas de energia nuclear no Japão na época.

Em 2021, a Autoridade de Regulação Nuclear (NRA) proibiu a TEPCO de utilizar a Kashiwazaki-Kariwa, sua única estação de energia atômica operável, devido a violações de segurança incluindo a falha em proteger materiais nucleares e erros que levaram um funcionário não autorizado a acessar áreas delicadas da planta.

Citando melhorias no sistema de gestão de segurança, a NRA suspendeu nesta quarta-feira uma ordem de ação corretiva que havia impedido a TEPCO de transportar novo combustível de urânio para a planta ou carregar barras de combustível em seus reatores – bloqueando efetivamente uma retomada.

As ações da TECPO subiram acentuadamente após a NRA ter indicado no início deste mês que consideraria a suspensão da proibição operacional após conduzir uma inspeção no local e se encontrar com o presidente da companhia.

Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão