Passado o risco de tsunami de 1,2 metro de altura, começou a ficar clara a violência dele, especialmente nas cidades de Suzu e Noto (Ishikawa).
Em Noto, uma pessoa enviou imagens para a NHK, gravadas na terça-feira (2), as quais mostram as casas danificadas e carbonizadas pelo incêndio, por causa do forte terremoto, depois assoladas pelo tsunami, destruindo-as. Os resíduos de madeira e sujeira que foram transportados pelo forte tsunami ficaram espalhados, impossibilitando a distinção entre as casas e a rodovia.
Segundo a mulher que gravou as imagens, logo após o terremoto ela estava se deslocando para um abrigo e a água do tsunami chegou às suas pernas.
Shopping center destruído pelo tsunami
Na cidade de Suzu, a violência não foi diferente. Um shopping center instalado na costa ficou parcialmente destruído, com as portas de vidro quebradas pelo tsunami, prateleiras derrubadas, perda de produtos, além de ter ficado inundada com água suja. As ondas do tsunami de 1,5 metro de altura espalharam os produtos pelo piso. Por isso, os funcionários se empenharam na limpeza, na quarta-feira (3).
Uma parte do quebra-mar dessa praia foi destruído pelo tsunami. Um carro que estava no estacionamento desse maior shopping center da cidade foi jogado pelo tsunami contra uma parede do estabelecimento.
Segundo um porta-voz do shopping center, assim que ocorreu o forte terremoto, todos os clientes e funcionários foram evacuados a tempo da chegada do tsunami, por isso não houve nenhum ferido.
Em meio ao caos, a solidariedade fala mais alto. Os cup lámens, sucos e água mineral do estabelecimento foram carregados em uma camionete para serem distribuídos nas escolas e abrigos da cidade.
Fontes: ANN e NHK