Melhor usar óculos do que lentes de contato no abrigo, para reduzir riscos

Com o desastre causado pelo terremoto, muitas pessoas que habitualmente usam lentes de contato e estão nos abrigos, devem usar óculos, diz um oftalmologista.

Óculos e lentes de contato (JNN)

Não são poucas as pessoas da população do Japão que usam lentes de contato por algum problema de visão. Elas correm alguns riscos no caso de uma catástrofe como a do Terremoto da Península de Noto no Ano Reiwa 6, quando necessitam ficar em um abrigo.

Publicidade

O Chefe da Oftalmologia do Hospital de Tajimi da Província de Gifu, Yoshiyuki Usami, explica o motivo.

“Há um certo número de pessoas que usam lentes de contato e não possuem óculos. Há muitos motivos como podem ter quebrado, perdido ou porque não gostam e os jogam fora, mas não compram novos. Como há pessoas que necessitam ficar nos abrigos, gostaria de pedir que usem óculos, por causa dos perigos”, aponta.

Segundo o oftalmologista, se insistir em usar as lentes de contato e não os óculos, podem ocorrer os seguintes riscos:

  1. Se a sua condição ocular piorar durante o uso de lentes de contato, se você não tiver óculos, poderá ser forçado a continuar usando lentes de contato, o que pode causar sérios problemas oculares.
  2. No caso de um desastre, é claro que não há tempo para colocar as lentes de contato, portanto, se a visibilidade ficar ruim, poderá não conseguir ir ao local de abrigo satisfatoriamente e corre até risco de vida.   
  3. Se ficar em um abrigo por muito tempo, poderá ficar sem lentes de contato sobressalentes e viver sem óculos pode se tornar muito inconveniente.

O doutor Usami também recomenda que, se os usuários de lentes de contato forem afetados pelo desastre, devem mudar para óculos tanto quanto possível, independentemente de terem ou não lentes de contato sobressalentes. 

“Quando ocorre um desastre, torna-se difícil manter as condições sanitárias, tais como poeira e sujeira de detritos flutuando no ar e a incapacidade de lavar as mãos com água da torneira. Além disso, devido a situações de emergência, as pessoas podem não conseguir retirar as lentes de contato e acabam por usá-las durante dias a fio, ou podem não conseguir cuidar da higiene delas, ou podem ter de usá-las de uma maneira diferente do que normalmente fariam. Isso pode causar um fardo para os olhos, resultando em alguma doença ocular, o que é muito perigoso”, explica.

Durante um terremoto pode ocorrer corte no fornecimento de água, assim, as oportunidades de higienizar as mãos ficam reduzidas.

“Além dos óculos que usa normalmente, é importante manter um sobressalente na mochila de emergência, caso precise ir ao abrigo no caso de desastre”, recomenda o oftalmologista.

Fonte: JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Papa Francisco envia mensagem de condolências ao Japão após terremoto

Publicado em 3 de janeiro de 2024, em Notícias do Mundo

O Vaticano disse que o papa Francisco ficou ‘profundamente triste’ em saber sobre o terremoto devastador que abalou o oeste do Japão no dia de Ano Novo.

O papa ‘estava profundamente triste em saber sobre a perda de vidas e danos causados pelo terremoto’, disse o Vaticano (banco de imagens)

O papa Francisco ficou “profundamente triste” em saber sobre o terremoto devastador que abalou o oeste do Japão no dia de Ano Novo, disse o Vaticano na terça-feira (2), com o pontífice estendendo suas orações e condolências ao país após dezenas de mortes terem sido reportadas.

Publicidade

O terremoto de magnitude 7,6 (Terremoto da Península de Noto do Ano Reiwa 6) abalou a província de Ishikawa, no oeste do Japão. Mais de 60 pessoas morreram desde esta quarta-feira (3), com relatos de dezenas de milhares de casas destruídas em decorrência do tremor.

Em um telegrama enviado em nome do papa Francisco, o cardeal Pietro Parolin, secretário de estado do Vaticano, disse que o Santo Padre “estava profundamente triste em saber sobre a perda de vidas e danos causados pelo terremoto”.

O papa “assegura sua solidariedade sincera e proximidade espiritual a todos afetados por esse desastre e ora especialmente pelos mortos, aqueles que lamentam suas perdas e pelo resgate de quaisquer pessoas que ainda estão desaparecidas”, disse o telegrama.

“O Santo Padre oferece encorajamento a autoridades civis e pessoal de emergência enquanto eles auxiliam as vítimas dessa tragédia e chama prontamente todas as bênçãos divinas de consolo e força”, concluiu a mensagem.

O site Vatican News divulgou na terça-feira que “uma equipe da Conferência do Japão de Bispos Católicos está avaliando os danos antes da Igreja decidir sobre sua resposta”, de acordo com uma declaração do arcebispo de Tóquio, Tarcisio Kikuchi.

Fonte: Catholic News Agency

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!