Um alto responsável nos EUA diz que a Rússia disparou mísseis balísticos contra a Ucrânia que ela adquiriu da Coreia do Norte.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, fez os comentários em uma coletiva de imprensa na quinta-feira (4).
Ele disse que a inteligência dos EUA indica que a Coreia do Norte forneceu à Rússia recentemente vários mísseis balísticos e que pelo menos um parece ter caído em um campo aberto em Zaporizhzhya,no sul da Ucrânia, em 30 de dezembro de 2023.
Kirby também disse que forças russas haviam lançado vários mísseis norte-coreanos na terça-feira (2) e que Washington está avaliando os danos.
Autoridades dos EUA acreditam que em troca de armas, a Coreia do Norte está buscando uma linha de suporte de Moscou, incluindo caças, mísseis superfície-ar e produção de equipamentos ou matérias de mísseis balísticos.
Kirby citou que a Rússia deve usar mais mísseis norte-coreanos visando infraestrutura civil e civis na Ucrânia.
Ele sugeriu que os EUA levem a questão para as nações Unidas, visto que o fornecimento de mísseis de Pyongyang viola as resoluções do Conselho de Segurança.
Kirby também disse que os EUA têm informação de que a Rússia está tentando adquirir mísseis balísticos de curta distância do Irã.
Ele enfatizou que Washington vai impor sanções adicionais sobre aqueles envolvidos nos negócios de armas.
Fonte: NHK