
Imagem Ilustrativa
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW) compilou o Guia do Sono para a Promoção da Saúde, que fornece diretrizes sobre a duração do sono. Ele recomenda pelo menos seis horas de sono para adultos, 9 a 12 horas para estudantes de escolas primárias (shogakko) e 8 a 10 horas para estudantes do ginásio e ensino médio. Em contrapartida, foi solicitado aos idosos que não passassem mais de oito horas na cama.
O novo guia é a primeira revisão em nove anos desde a edição anterior de 2014, que incluía horas de sono recomendadas para diferentes faixas etárias.
Os adultos são aconselhados a dormir por seis horas ou mais, e foi apontado que a “privação de sono“, na qual as pessoas tentam compensar as deficiências dos dias de semana em seus dias de folga, cria um risco para a saúde. Os idosos foram advertidos a passar menos tempo na cama, pois o sono prolongado e os cochilos aumentam o risco de morte.
Artigos relacionados
De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição de 2019, 37,5% dos homens e 40,6% das mulheres dormem menos de seis horas por dia. Uma pesquisa da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) também indicou que os japoneses dormem menos.
O guia explica que também é importante aumentar a sensação de descanso durante e após sono. O guia listou pontos importantes, como não levar smartphones e tablets para o quarto, dormir no local mais escuro possível e evitar fazer uma refeição noturna pouco antes de dormir.
Segundo o governo, a ingestão de cafeína, que tem um efeito estimulante, pode dificultar o sono se exceder 400 miligramas por dia. A orientação é de até quatro xícaras (700 mililitros) de café.
Para as crianças, o relatório afirmou que a privação de sono tem sido associada à obesidade, à depressão e ao baixo desempenho acadêmico, e forneceu informações detalhadas sobre as horas de sono recomendadas, como 11 a 14 horas para crianças de 1 a 2 anos e 10 a 13 horas para crianças de 3 a 5 anos. As autoridades alertam sobre o hábito de ficar acordado até tarde ou de dormir até mais tarde pela manhã.
O guia pode ser lido clicando aqui (apenas em japonês).
Fonte: Yomiuri







