O Ministério da Agricultura do Japão decidiu reforçar medidas destinadas a bloquear um vírus que afeta porcos, o qual está se espalhando na Coreia do Sul.
Segundo autoridades do ministério, passageiros que entram no Japão terão as solas de seus sapatos desinfetadas em aeroportos e portos contra a peste suína africana. Veículos que chegam por ferry também serão higienizados.
O ministério diz que o vírus vem avançando na cidade de Busan desde dezembro do ano passado. Quase todos os porcos e javalis que contraem a doença morrem, embora ela não seja transmitida aos humanos.
O Japão ainda não registrou infecções decorrentes, entretanto, a falta de vacina eficaz aumenta preocupações sobre devastação em potencial que um surto poderia causar sobre criações.
Segundo o ministério, um javali selvagem infectado foi encontrado perto de um terminal de ferry sul-coreano que conecta a região Kyushu do Japão e outros destinos. Criadores em Kyushu contam por cerca de 30% dos porcos de origem do arquipélago.
O ministério também tem preocupações em relação ao feriado do Ano Novo Lunar que terá uma onda de turistas viajando para o Japão.
Junto com governos provinciais, o ministério vai trabalhar para pedir a criadores que fiquem em alerta.
O ministro da Agricultura, Tetsushi Sakamoto, disse que o risco da doença entrar no Japão aumentou para um nível sem precedentes e que trabalhará para proteção contra o vírus ao promover um senso de crise.
Fonte: NHK