De acordo com o Corpo de Bombeiros, por volta das 6h30 de quinta-feira (8), um funcionário relatou que viu “faísca e fumaça saindo do prédio da turbina” na Unidade 1 da Usina Nuclear de Tsuruga da Japan Atomic Power, na cidade de Tsuruga (Fukui).
De acordo com a Japan Atomic Power Company, o alarme de incêndio na sala de equipamentos de ar-condicionado do prédio da turbina disparou e, quando verificaram o local, encontraram fumaça e faíscas saindo do exaustor usado para lançar o ar para fora do edifício do reator.
Quando os trabalhadores no local desligaram o exaustor, a fumaça e as faíscas diminuíram e os bombeiros confirmaram que o incêndio foi extinto pouco depois das 7h30.
Segundo os bombeiros e a gestora não há relatos de feridos.
Além disso, segundo a Japan Atomic Power, a ocorrência está sendo investigada, pois não foi confirmado nenhum impacto de radiação externa ao meio ambiente, devido a esse incêndio.
Os trabalhos de desativação estão em andamento na Unidade 1 da Usina Nuclear de Tsuruga desde 2017 e, segundo o governo da província de Fukui, não houve alteração nos valores dos postos de monitoramento que medem os níveis de radiação no entorno da usina.
Fontes: NHK e NTV