Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Desmantelamento do LockBit, coordenada pela Europol e FBI, teve colaboração do Japão

| Notícias do Mundo

Europol, FBI mais autoridades policiais de 14 países desmantelaram o nocivo LockBit e a polícia do Japão ajudou a restaurar os dados das organizações atacadas.

Unigran Japan 2026
lockbit

Imagem meramente ilustrativa de ransomware (Wikimedia)

Na terça-feira (20), a Operação Cronos, coordenada pela Europol e FBI, e dirigida pela Agência Nacional do Crime do Reino Unido, informou que prendeu 2 elementos e desmantelou o LockBit, um grupo internacional de hackers que usava ransomware, considerado um dos mais nocivos do mundo.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Com essa operação foram congeladas mais de 200 contas de ativos criptográficos, pois foi possível derrubar os 34 servidores em diversos países, além da captura de 2 pessoas, na Polônia e na Ucrânia.

No total, as autoridades policiais de 14 países participaram da operação: França, Alemanha, Países Baixos, Suécia, Austrália, Canadá, Japão, Reino Unido, EUA, Suíça, Finlândia, Polônia, Ucrânia e Nova Zelândia.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Durante o curso desta investigação, a Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA) desenvolveu o primeiro método do mundo para restaurar dados que ficaram inutilizáveis ​​devido aos ataques LockBit, ajudando a Europol.

K10014365611 2402202256 0221045946 01 02

Imagem cedida para a NHK pela Mitsui Bussan Secure Direction, sobre a Operação Cronos

Nos últimos anos, o grupo tem sido indiscriminado nos seus alvos em todo o mundo, incluindo organizações japonesas, como um hospital em Tokushima, Porto de Nagoia e empresas da iniciativa privada. 

Esse grupo Lockbit iniciou suas atividades por volta de 2019. Os hackers invadiam os sistemas das empresas e criptografavam os dados, depois ameaçaram divulgar as informações e exigiram compensação pela sua restauração. Só no Japão, causou mais de 100 incidentes desde 2021.

A Europol disse que os danos causados somam bilhões de euros em todo o mundo. As autoridades policiais dos EUA dizem que os membros indiciados incluem cidadãos russos que estiveram envolvidos em ataques ao Japão, aos Estados Unidos e a outros países.

De acordo com Yuu Arai, especialista em segurança do NTT Data Group, acredita-se que o LockBit esteja envolvido em mais de 970 casos de ataque, ou cerca de 20%, dos aproximadamente 4,5 mil de ransomware confirmados em todo o mundo no ano passado.

Fontes: NHK, Yomiuri e EuroNews


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo