Elon Musk diz que o primeiro paciente humano com um chip cerebral desenvolvido pela sua empresa startup Neuralink é capaz de movimentar um cursor de mouse de computador com a mente.
Em janeiro, a companhia de neurotecnologia de Musk instalou um chip cerebral em seu primeiro paciente humano e na segunda-feira (19) o magnata reportou que o experimento havia sido um sucesso.
“Parece que o paciente teve uma recuperação completa sem efeitos nocivos”, disse Musk em uma entrevista transmitida no X.
O paciente é capaz de “movimentar o mouse em torno da tela apenas com o pensamento”, disse Musk.
A tecnologia da Neuralink trabalha através de um dispositivo do tamanho de cinco moedas empilhadas que é colocado no cérebro humano através de cirurgia invasiva.
A startup, cofundada por Musk em 2016, visa construir canais de comunicação direta entre o cérebro e computadores.
A ambição é superalimentar capacidades humanas, tratar desordens neurológicas como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) ou Parkinson e talvez um dia alcançar uma relação simbiótica entre humanos e inteligência artificial (IA).
Musk está tentando arduamente realizar avanços no campo, o qual é oficialmente conhecido como máquina cerebral ou pesquisa de interface cérebro-computador.
Afetado por atrasos, o magnata teria buscado juntar forças com a desenvolvedora de implantes Synchron.
A Synchron, com sede na Austrália, implantou seu primeiro dispositivo em um paciente nos EUA em julho de 2022.
Fonte: Straits Times