Risco de câncer de cólon por beber uma ou mais lata longa de cerveja

Essa é uma das explicações das diretrizes sobre o consumo de bebidas alcoólicas elaboradas pelo governo.

Foto ilustrativa de um caneco de chope (Public Domain Pictures)

Embora o Japão não seja um dos países do mundo que mais consomem bebidas alcoólicas per capita anualmente, segundo os dados da Organização Mundial da Saúde, atualizados em 2018, pois os da Europa e Américas chegam de 12 a 16 litros anuais, o governo japonês publicou diretrizes sobre os malefícios para a saúde.

Publicidade

O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) resumiu os principais riscos e efeitos da bebida no organismo.

Segundo as diretrizes, tomar uma lata de cerveja longa todos os dias aumenta o risco de desenvolver câncer colorretal, por exemplo. 

Os idosos são especialmente suscetíveis a ficarem embriagados devido à diminuição da quantidade de água no corpo e, se beberem mais do que uma determinada quantidade, têm maior probabilidade de desenvolver demência.

Além disso, os jovens na adolescência e na faixa dos vinte anos estão na fase de desenvolvimento do cérebro e há evidências de que beber muito álcool pode ter a função cerebral reduzida e pode aumentar o risco de desenvolver pressão alta

As mulheres são mais suscetíveis aos efeitos do álcool do que os homens, e mesmo pequenas quantidades podem aumentar o risco de cirrose hepática.

Para reduzir os riscos para a saúde, as diretrizes recomendam uma gestão da saúde baseada no “teor alcoólico puro” contido nas bebidas alcoólicas. A quantidade desse “álcool puro” pode ser calculada multiplicando o teor alcoólico, a quantidade da bebida alcoólica consumida e a gravidade específica do álcool que é de 0,8.

O plano básico estabelecido pelo governo para gestão da saúde estabelece que a quantidade diária de “álcool puro” que aumenta o risco de doenças relacionadas com o estilo de vida é de 40 gramas ou mais para os homens e 20 gramas ou mais para as mulheres. Vale lembrar que 20 gramas equivalem a uma garrafa de cerveja (500ml) ou a um copo de saquê (180ml).

Caso queira ler as diretrizes (em japonês), toque aqui

Fontes: MHLW e Sankei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Cientistas no Japão identificam nova criatura marinha que parece um panda

Publicado em 21 de fevereiro de 2024, em Curiosidades

Descoberta habitando as águas em torno de Kumejima (Okinawa), essa criatura enigmática chamou atenção de cientistas após um agito online inicial.

Medindo menos de 2cm, o animal ganhou popularidade pela primeira vez em 2017 (ANN)

Uma criatura marinha peculiar com marcas de panda e um corpo de esqueleto foi oficialmente identificada como uma nova espécie, a Clavelina ossipandae.

Publicidade

Medindo menos de 2cm, o animal ganhou popularidade pela primeira vez em 2017 após fotos de sua aparência distinta terem surgido online.

Algumas pessoas no Japão a chamaram carinhosamente de “Skeleton Panda Sea Squirt” (algo como Ascídia do Mar Panda Esqueleto) devido as suas marcas brancas e pretas e é como vem sendo conhecida online desde então.

Descoberta habitando as águas em torno de Kumejima (Okinawa), essa criatura enigmática chamou atenção de cientistas após o agito online inicial, de acordo com o comunicado de imprensa dos pesquisadores.

Uma nova pesquisa, liderada pelo estudante de doutorado do terceiro ano, Naohiro Hasegawa da Universidade de Hokkaido, envolveu a coleta da espécie e mais análises da morfologia e DNA da criatura.

O estudo, publicado em 1º de fevereiro de 2024 no jornal Species Diversity confirma que a criatura é de fato uma nova espécie.

“As partes brancas que parecem ossos são os vasos sanguíneos que correm horizontalmente através das brânquias da ascídia”, citaram os pesquisadores.

“As partes pretas na cabeça que parecem os olhos de um panda e nariz são apenas um padrão, e realmente não sabemos por que o padrão fica ali”.

O nome científico Clavelina ossipandae foi proposto para encapsular as características esqueléticas da criatura e a semelhança a um panda. A clavelina, o gênero a que ela pertence, é conhecido por seus corpos em formato de garrafas.

Ossi, latim para “osso”, refere-se aos vasos sanguíneos que lembram um esqueleto. Pandae significa os pontos pretos em sua cabeça, reminiscentes dos olhos e nariz de um panda.

Fonte: Yahoo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!