O Ministério da Justiça do Japão (MOJ) estabeleceu diretrizes com as novas normas em relação à autorização especial de residência aos estrangeiros em situação irregular e, por outro lado, as situações em que não serão beneficiados.
Através do MOJ, a Agência de Serviços da Imigração compilou as diretrizes para a permissão especial de residência, a seu critério, para os casos de estrangeiros em situação ilegal, sob certas condições.
Uma delas é se os pais se integraram à comunidade local e seus filhos receberam educação no país por um longo período de tempo. A outra é se para os que entraram no Japão com status de residente e trabalham há muito tempo.
Recentemente, dois irmãos peruanos obtiveram os respectivos Zairyu Card depois de várias tentativas ao longo de 12 anos.
Os que não terão permissão para continuar no Japão
Por outro lado, os casos de estrangeiros que foram detidos por causa da entrada ilegal ou aqueles que durante a liberdade provisória (karihomen) desaparecem ou ainda, aqueles cujo período de permanência ilegal é bastante longo (não menciona tempo), a Agência dos Serviços de Imigração não permitirá que continuem no país.
Na matéria da NHK publicada na quarta-feira (28) não há menção sobre os estrangeiros que pedem asilo no país.
Fonte: NHK