O Centro de Achados e Perdidos do Departamento de Polícia Metropolitana anunciou que durante o ano passado o total de dinheiro em espécie encontrado e levado a um koban ou delegacia chegou a aproximadamente 4,4 bilhões de ienes, renovando o recorde.
Isso mostra um aumento de 10,3% em relação a 2022 e também significa que mais de 10 milhões de ienes são encontrados todos os dias, em média, na capital japonesa. O Departamento de Polícia Metropolitana acredita que a causa é o aumento no número de pessoas circulando após o relaxamento das medidas em relação ao coronavírus.
Desse total, 3,23 bilhões de ienes foram devolvidos aos donos do dinheiro e cerca de 520 milhões de ienes foram entregues às pessoas que os encontrou e levou até o koban. Outra parte, cerca de 590 milhões de ienes, cujas pessoas não reclamaram ou quem os encontrou renunciou à recompensa, foram destinados como receita do governo metropolitano de Tóquio.
O total de itens encontrados e levados à Polícia Metropolitana foi de 4,08 milhões, um aumento de 19% em relação ao ano anterior. Uma grande parte era de documentos pessoais como carteira de motorista ou My Number, seguidos por cartões de passe de trem e outros.
Como se sabe, se o proprietário do dinheiro não reclamar em 3 meses, a pessoa que o encontrou recebe o valor ou pode renunciar. No caso de renúncia, esse dinheiro se transforma em receita do governo.
Fontes: FNN e Sankei