Na segunda-feira (18), a fabricante chinesa BYD disse que o investimento no Brasil aumentaria dos anteriormente anunciados RS$3 bilhões para RS$5,5 bilhões, um crescimento de cerca de 80%, para acelerar a construção de uma fábrica no país.
Junto com a fábrica, a BYD também planeja construir cinco prédios residenciais para acomodar 4.230 funcionários.
A planta terá uma capacidade de produção anual inicial de 150 mil veículos, fabricando VEs puros e veículo híbridos. As operações devem começar entre o fim deste ano e o início de 2025.
A filial brasileira da BYD foi estabilizada em 2014. Além de vender empilhadeiras elétricas de emissão zero, caminhões e carros de passageiros no mercado brasileiro, ela também é responsável por dois grandes projetos ferroviários em El Salvador e em São Paulo.
Em julho do ano passado, a BYD anunciou um investimento de RS$3 bilhões para construir um complexo de base de produção de larga escala no estado da Bahia.
O complexo incluirá três instalações: uma para produzir principalmente ônibus elétricos e chassis de caminhões, uma para veículos de passageiros de nova energia e uma especializada em processamento de materiais de baterias de li-fosfato.
A BYD pagou RS$ 287,8 milhões ao governo do estado da Bahia para comprar a fábrica com uma área total de 4,6 milhões de metros quadrados, parte da qual é a antiga planta da Ford.
A montadora chinesa vai fazer o rezoneamento da área e reconstruirá a unidade.
Fonte: Equal Ocean