Na quinta-feira (21), as buscas continuaram para encontrar os dois tripulantes do navio-tanque químico da Coreia do Sul, o Keoyong Sun, que virou com 11 a bordo no dia anterior, nas águas da costa da cidade de Shimonoseki (Yamaguchi).
Segundo a Guarda Costeira, por volta das 8h20 de quinta-feira, resgatou o décimo tripulante estrangeiro, mas não divulgou em que estado estava. Ainda falta encontrar mais um tripulante, por isso a operação de busca continua com equipes nos barcos, navios e helicópteros.
Todos eles são estrangeiros: 2 sul-coreanos, 8 indonésios e um chinês. Dos primeiros 9 resgatados somente um indonésio sobreviveu, apesar dos ferimentos considerados leves.
O Conselho de Segurança de Transportes do Japão decidiu enviar 2 investigadores de acidentes marítimos para apurar as circunstâncias dessa ocorrência.
De acordo com o Observatório Meteorológico Regional de Fukuoka, um alerta de tempestade e de ondas elevadas foi emitido para a área ao redor do local, a partir das 7h de quarta-feira (20), antes do navio virar.
Em relação à carga, o navio-tanque de 870 toneladas transportava 980 toneladas de ácido acrílico, mas nenhum vazamento foi confirmado até o momento. Ele estava indo para a Coreia do Sul, mas ancorou na costa de Shimonoseki devido ao mau tempo e depois virou.
Fontes: NHK e Chunichi