Vinte artistas de 12 países estão trabalhando para finalizar esculturas de areia para uma exibição representando a história da França desde sua fundação até os tempos modernos, assim como a icônica arquitetura francesa, no Museu de Areia nas Dunas de Tottori.
A exibição será realizada de 19 de abril de 2024 a 5 de janeiro de 2025. Os esforços dos artistas para criar 18 esculturas de areia foram exibidos para a mídia em 22 de março.
O tema da exibição no Museu de Areia, que fica nos extremos das dunas, foi escolhido em homenagem às Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris deste ano.
O maior trabalho é uma escultura de areia do Palácio de Versailles de 22m de largura e 5m de altura. A obra de arte nas paredes do palácio e em outras estruturas são reproduzidos em detalhes.
Outros trabalhos de arte que exibem a história e cultura da França incluem a Catedral de Notre Dome em Paris, criada em escala 20:1 e uma recriação de areia da “Liberdade Guiando o Povo”, uma pintura a óleo de Eugene Delacroix na coleção do Louvre.
Reproduções exatas e detalhadas são uma característica chave da exibição.
“Se você tirar uma foto com smartphone ou outro dispositivo poderá apreciá-la ao ampliá-la”, disse Katsuhiko Chaen, produtor geral da exibição.
Fonte: Yomiuri