A sexta-feira (29) começou com chuva e ventos muito fortes em grande parte do arquipélago, de Tokai a Hokkaido, ao ponto de ser emitido alerta de deslizamento na província de Shizuoka, por causa da instabilidade do solo em função do índice pluviométrico elevado. Em algumas localidades da região Tokai chegou a 100 milímetros em 24 horas até a manhã de sexta-feira.
Pouco depois das 10h foram registradas rajadas de vento de 20 metros por segundo em Hachioji (Tóquio) e cidade de Wakayama.
Mas depois o sol aparece alternadamente com as nuvens na sexta-feira, mas no sábado a previsão é de céu limpo, com temperaturas mais elevadas, como máximas de 21ºC em Nagoia e 23ºC em Tóquio.
Porém, a combinação do calor com a indesejável poeira amarela deverá acontecer, vinda do continente chinês a partir de sexta-feira até possivelmente no domingo (31). Espera-se que a poeira amarela cubra uma ampla área do norte ao oeste do Japão.
Ao ar livre, são esperados impactos como a poeira amarela aderir à roupa estendida no varal e aos carros. Além disso, a visibilidade será inferior a 10 km. A visibilidade será inferior a 5 km em alguns locais, levantando preocupações sobre o impacto no transporte.
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) está com a página web sobre a poeira amarela, com movimento para ser conferida a cada 3 ou 6 horas.
Fontes: NHK, JNN, Yahoo! e AMJ