Um painel de especialistas do governo provincial de Nara, no oeste do Japão, decidiu no fim do ano passado expandir a área para o abate dos icônicos cervos da província devido aos danos que eles causam para produtos agrícolas.
Segundo a reportagem, o painel provincial discutirá métodos de abate e outros detalhes para esboçar um novo programa de proteção no ano fiscal de 2025, para cervos japoneses que vivem no Parque de Nara e florestas de montanhas ao redor.
Os cervos de Nara são designados como tesouro natural do Japão e estão sujeitos à proteção.
Entretanto, como danos a colheitas causados por esses animais se tornou um problema, o governo provincial dividiu os habitats dos cervos em 3 zonas – a de proteção centrada no Parque de Nara, a de mediação em torno da zona de proteção e a de gestão externa.
Se os cervos causarem problemas na zona de mediação, eles são mantidos indefinidamente na área “cercada especial”. Na zona de gestão, o abate de tais cervos problemáticos começou em 2017.
No ano passado, um veterinário da fundação de Preservação de Cervos de Nara, que está envolvido nas atividades de conservação, relatou ao governo provincial e ao governo da cidade de Nara que havia suspeita de que cervos mantidos na área cercada estavam sendo maltratados.
Fonte: Nippon, Jiji