De acordo com informações do governo da província de Gunma o número de estrangeiros residentes até 1.º do mês passado somou cerca de 66 mil pessoas, um aumento de cerca de 7,4 mil em relação ao mesmo período do ano passado.
As cidades com mais residentes estrangeiros são Isesaki com 14,3 mil, seguida de Ota com 12,9 mil e Oizumi com 7,8 mil pessoas.
Por outro lado, a população total em 1.º de março é de 1,89 milhão de habitantes, com queda de 11,5 mil em relação ao ano passado. Além do declínio populacional, a baixa taxa de natalidade e o envelhecimento, Gunma continua a melhorar sua capacidade para receber os estrangeiros.
Em meio à escassez de mão de obra, também começaram iniciativas para ajudar os estrangeiros que vivem na província a encontrar emprego.
A Hello Work de Maebashi montou um balcão dedicado para estudantes internacionais a partir deste mês e já está dando frutos, pois um estudante de Sri Lanka em busca de colocação em tempo parcial recebeu instruções de como preparar um currículo e também foi apresentado aos locais que necessitam arubaito.
A prefeitura da cidade de Isesaki iniciou neste mês a divulgação de informações para os residentes estrangeiros usando a inteligência artificial (IA) para a tradução e locução em vários idiomas, através da Isesaki FM.
Durante 5 minutos, todas as quartas-feiras de manhã, tarde e noite, é feito um rodízio para as informações em inglês, português, vietnamita, espanhol e outros, para divulgar assuntos úteis. O uso da IA vai ajudar também no caso da ocorrência de um desastre.
Essas transmissões também estão disponíveis online para que os estrangeiros possam ouvi-las a qualquer hora.
Fonte: NHK