No mercado de câmbio de Nova Iorque, na segunda-feira (15), a depreciação do iene acelerou ainda mais em resposta ao anúncio dos indicadores econômicos americanos. Assim, o nível médio ficou em 154 ienes por dólar americano, pior do que a data anterior, que foi um marco desde junho de 1990.
A situação no Médio Oriente tornou-se ainda mais tensa devido ao ataque do Irã a Israel, e há especulações de que se os preços do petróleo continuarem a subir, a inflação nos Estados Unidos irá se prolongar, atrasando ainda mais os cortes nas taxas de juros, o que também está contribuindo para o enfraquecimento do da moeda japonesa.
“Embora haja um sentimento de cautela sobre a intervenção no mercado por parte do governo japonês e do Banco do Japão, há uma visão profundamente enraizada de que os cortes nas taxas de juros do Sistema de Reserva Federal serão adiados à medida que os indicadores econômicos dos Estados Unidos continuarem a exceder expectativas do mercado e não há forma de travar a desvalorização do iene”, disse uma fonte do mercado para a NHK.
Fontes: NTV, NHK e Mainichi