Por volta das 11h do dia 24, o dirigente de uma associação de pescadores fez contato com a prefeitura para informar que viu uma baleia na costa de Obama, na cidade de Yurihama (Tottori).
De acordo com o Centro de Aquicultura e Pesca da Província de Tottori, que investiga esses mamíferos, acredita-se que a baleia encalhada seja de uma das duas espécies – baleia-sei ou baleia de Bryde – com aproximadamente 10 a 15 metros de comprimento.
Os curadores do Museu da Província de Tottori acreditam que se trata de uma baleia de Bryde, uma espécie que tem barbatanas, com base no padrão listrado de sua pele.
Alguns dias antes, uma baleia semelhante foi encontrada viva em uma rede no porto de pesca de Tomari, na cidade de Yurihama.
A baleia foi encontrada morta e sua superfície mudou de cor, o que indica que já se passaram muitas horas depois de ter perdido a vida.
A equipe do Museu da Província de Tottori está com planos de realizar um levantamento mais detalhado da baleia e a causa da morte.
Por outro lado, o governo provincial, que administra essa costa, continua com a discussão com outros órgãos para decidir como descartá-la.
Esta é a primeira vez em cerca de 9 anos que foi encontrada uma baleia encalhada na costa da província de Tottori.
Fontes: ANN e FNN