População de crianças no Japão diminui pelo 43º ano consecutivo

O número de crianças com idade igual ou inferior a 14 anos, incluindo as de nacionalidade estrangeira, era de 14,01 milhões desde 1º de abril.

A proporção de crianças em relação à população geral caiu 0,2 ponto percentual para 11,3% (ilustrativa/banco de imagens)

A estimada população de crianças do Japão encolheu pelo 43º ano consecutivo e renovou sua baixa recorde, mostraram dados do governo em 4 de maio, enquanto o governo do primeiro-ministro Fumio Kishida se apressa para endereçar o problema através de medidas “sem precedentes”.

Publicidade

O número de crianças com idade igual ou inferior a 14 anos, incluindo as de nacionalidade estrangeira, era de 14,01 milhões desde 1º de abril, queda de 330 mil ante o ano anterior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério de Assuntos Internos e Comunicações no sábado (4).

A proporção de crianças em relação à população geral caiu 0,2 ponto percentual para 11,3%, também a mais baixa desde 1950, quando dados comparáveis foram disponibilizados.

De acordo com dados das Nações Unidas, o Japão tem a segunda proporção mais baixa de crianças entre 37 nações com uma população de pelo menos 40 milhões, atrás apenas da Coreia do Sul com 11,2%.

Por gênero foram registrados 7,18 milhões de meninos e 6,83 milhões de meninas.

Em relação à idade, 3,17 milhões de crianças estavam no grupo etário de 12 a 14 anos, comparado com 2,35 milhões no de 0 a 2 anos, indicando uma tendência contínua de menos bebês nascendo.

A população de crianças do Japão vem caindo desde 1982, tendo atingido o pico em 1954 a 29,89 milhões, com um segundo baby boom entre 1971 e 1974.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor de pleno verão é seguido de nuvens e chuva

Publicado em 6 de maio de 2024, em Tempo

Foram registradas temperaturas de verão em ampla área do país, chegando a 33 graus Celsius no domingo, mas isso mudou na segunda-feira.

Céu carregado de nuvens de chuva (Alan Farhadi/PxHere)

O Dia das Crianças (5) foi marcado por um calor fora do comum para a época, como se fosse um dia de pleno verão, em mais de 100 pontos de observação meteorológica do Japão.

Publicidade

Foi a primeira vez este ano que os termômetros registraram 30ºC ou mais. A temperatura mais elevada do país foi em Kaga (Ishikawa), de 33,8ºC no domingo. 

Em Date e Yanagawa (Fukushima), o registro foi de 33,7ºC, de 33ºC em Kiryu (Gunma), 31,3ºC em Sakaiminato (Tottori), 32,1ºC em Isesaki (Gunma), 30,9ºC em Utsunomiya (Tochigi), 30,4ºC em Mito (Ibaraki), entre outras.

Mudança de clima

Mas esse clima de verão muda na segunda-feira (6), último dia do feriado, pela compensação. No lugar dessas elevadas temperaturas e sol, muitos locais deverão ter céu nublado ou queda de chuva. 

Além disso, as temperaturas máximas serão as normais de primavera, na casa dos 20 graus Celsius.

Particularmente no oeste do Japão, existe o risco de nuvens de chuva ativas localmente, fortes e acompanhadas de trovões, por isso é necessário cautela. Uma frente fria é a causa dessa mudança de tempo, especialmente em Kyushu e Shikoku, onde poderá ter rajadas de vento também.

As regiões Tokai e Hokuriku deverão ter chuva no período da tarde de segunda-feira. 

Para quem está retornando de viagem, cuidado nas vias expressas e nas rodovias.

Fontes: WeatherNews e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão