Vladimir Putin foi empossado como presidente da Rússia pela quinta vez, com a França sendo o único dos membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) a enviar um representante para a cerimônia.
Putin está agora determinado a se manter no poder na Rússia até pelo menos 2030, o que o tornaria o líder russo com o mandato mais longo desde Catarina, a Grande, no século 18.
Em um discurso sucinto na terça-feira (7), Putin culpou o Ocidente por causar a invasão à Ucrânia e disse que a Rússia precisava se manter forte.
“Somos uma nação unida e grande e juntos superaremos todos os obstáculos, realizaremos tudo que planejamos e juntos venceremos”, disse ele durante sua posse no Grande Palácio do Kremlin.
Ele foi acompanhado por altos funcionários russos e dignatários estrangeiros incluindo embaixadores de países aliados como Irã e China.
Os EUA, Reino Unido e a maioria dos estados da União Europeia se recusaram a enviar embaixadores para a cerimônia devido à invasão de Putin à Ucrânia e porque eles dizem que ele fraudou a eleição em março a qual ganhou com 87% dos votos.
A França, entretanto, ordenou que seu embaixador participasse.
Putin tem sido o líder da Rússia desde a véspera de Ano Novo de 1999, quando ele assumiu no lugar de Boris Yeltsin.
Fonte: The Telegraph