Foto ilustrativa de homem se refrescando com ventilador de mesa (PM)
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou na quinta-feira (9) sobre a previsão no período de 11 de maio a 10 de junho, adiantando que será de calor incomum em todo o país, exceto em Okinawa.
Publicidade
Os termômetros deverão marcar temperaturas mais elevadas do que o normal da época, de Kyushu a Hokkaido, a partir da segunda quinzena deste mês, ou seja, dia 15.
Estima-se que em Tóquio, Nagoia, Osaka, Hiroshima, Kochi e Fukuoka, as temperaturas máximas do dia subam até 28 a 30 graus Celsius. Esse tipo de fenômeno, de calor incomum, só acontece uma vez a cada 10 anos, informou a AMJ.
Como o corpo ainda não está acostumado a esse calor, é preciso tomar especial cuidado com os bebês, crianças pequenas e idosos, alvos de possibilidade de insolação. A sugestão é oferecer água sempre para hidratar o organismo, mesmo que não sinta sede no momento, além de assegurar boas horas de sono e alimentação saudável.
As ilhas da província de Okinawa deverão ter temperaturas normais para a época, sendo que em breve começa a estação chuvosa.
Galochas e guarda-chuva entram em cena antes
Chuva (PM)
Depois de menos de um mês que Okinawa tiver o anúncio da estação chuvosa, as demais províncias também entrarão nesse período. Em geral, começa por volta de 10 de junho.
A previsão indica que este ano, antes mesmo de começar o período chuvoso (tsuyu em japonês), é preciso tomar cuidado com as chuvas fortes, especialmente nas regiões Tokai e Kanto. Por isso, somente nessas duas regiões as horas de sol deverão ser inferiores ao período normal.
É provável que haverá também momentos em que o norte do Japão será suscetível aos efeitos da área de baixa pressão.
Para quem pensa em viajar para Amami e Okinawa, fique atento à estação chuvosa.
Fontes: NBS e Tenki