Calor incomum no país e mais chuva do que o normal em Kanto e Tokai

A AMJ divulgou a previsão para os próximos 30 dias, de todo o país. Já pode higienizar o ar-condicionado e tirar o ventilador do armário.

Foto ilustrativa de homem se refrescando com ventilador de mesa (PM)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou na quinta-feira (9) sobre a previsão no período de 11 de maio a 10 de junho, adiantando que será de calor incomum em todo o país, exceto em Okinawa.

Publicidade

Os termômetros deverão marcar temperaturas mais elevadas do que o normal da época, de Kyushu a Hokkaido, a partir da segunda quinzena deste mês, ou seja, dia 15.

Estima-se que em Tóquio, Nagoia, Osaka, Hiroshima, Kochi e Fukuoka, as temperaturas máximas do dia subam até 28 a 30 graus Celsius. Esse tipo de fenômeno, de calor incomum, só acontece uma vez a cada 10 anos, informou a AMJ.

Como o corpo ainda não está acostumado a esse calor, é preciso tomar especial cuidado com os bebês, crianças pequenas e idosos, alvos de possibilidade de insolação. A sugestão é oferecer água sempre para hidratar o organismo, mesmo que não sinta sede no momento, além de assegurar boas horas de sono e alimentação saudável.

As ilhas da província de Okinawa deverão ter temperaturas normais para a época, sendo que em breve começa a estação chuvosa.

Galochas e guarda-chuva entram em cena antes 

Chuva (PM)

Depois de menos de um mês que Okinawa tiver o anúncio da estação chuvosa, as demais províncias também entrarão nesse período. Em geral, começa por volta de 10 de junho.

A previsão indica que este ano, antes mesmo de começar o período chuvoso (tsuyu em japonês), é preciso tomar cuidado com as chuvas fortes, especialmente nas regiões Tokai e Kanto. Por isso, somente nessas duas regiões as horas de sol deverão ser inferiores ao período normal.

É provável que haverá também momentos em que o norte do Japão será suscetível aos efeitos da área de baixa pressão.

Para quem pensa em viajar para Amami e Okinawa, fique atento à estação chuvosa

Fontes: NBS e Tenki

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Caminhão guindaste capota e causa queda de energia elétrica

Publicado em 10 de maio de 2024, em Acidentes

O braço do guindaste caiu sobre uma casa, mas felizmente estava em obras e ninguém foi ferido. O poste derrubado foi a causa do apagão da área.

Caminhã guindaste capota e causa apagão porque rompeu poste (ANN)

Pouco depois das 9h de quinta-feira (9), um caminhão guindaste que trabalhava em uma área residencial de Nagoia (Aichi), em Nishi-ku, capotou e desabou sobre uma casa e uma instituição de cuidado de idosos do outro lado da rua e também derrubou um poste, causando queda de energia na área.

Publicidade

“Eu estava assistindo à tevê quando ouvi um estrondo. Achei que algo tinha acontecido, então quando saí vi essa cena”, disse uma pessoa da vizinhança.

Ninguém ficou ferido, mas 1.770 casas ficaram sem energia elétrica.

Segundo a polícia, a casa danificada estava em obras. A ocorrência está sendo investigada, mas parece que o guindaste estava transportando uma parte da residência pré-montada de um canteiro de obras.

O dono de um café e restaurante lamentou a queda de energia elétrica de manhã, pois os ingredientes que estavam no freezer poderiam estragar. Além disso, como a via que passa em frente ao estabelecimento foi fechada, o dono foi obrigado a encerrar o expediente que mal havia começado.

Outro guindaste chegou por volta das 14h30 e começou a retirar o que capotou. A polícia investiga a causa desse acidente.

Outro ângulo da cena mostra poste rompido (esq. inferior) e braço sobre uma casa (Tokai TV)

Fontes: ANN e Tokai TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!