Longevo e feliz, ele pode ser o homem mais velho do Planeta (Gov. Peru)
As montanhas do Peru poderiam guardar o segredo da longevidade e do estilo de vida daquele que seria o homem mais velho do mundo, nascido em 1900, e que comemorou o aniversário em 5 de abril deste ano.
Publicidade
Trata-se de Marcelino “Mashico” Abad, que mora na região central de Huánuco, e que soprou a vela de 124 calendários. Segundo o governo do Peru, isso faria dele, de longe, a pessoa viva mais longeva do mundo e até ultrapassa a marca do ser humano mais velho já verificado de forma independente.
As autoridades peruanas dizem que estão ajudando Abad a se inscrever no Guinness World Records como o homem mais velho do mundo. Atualmente esse recorde é de um britânico de 111 anos, após a morte de um venezuelano de 114 anos.
A mulher viva e mais velha nos registros verificados tem 117 anos, e a pessoa mais velha da história chegou aos 122 anos.
Abad, que nasceu na pequena cidade de Chaglla, viveu isolado até ser localizado pelo governo peruano em 2019. O Ministério de Desenvolvimento e Inclusão Social do Peru apresentará documentos oficiais de Marcelino Abad, que atestam que ele nasceu na cidade de Chaglla no ano de 1900.
Segredos de sua vitalidade aos 124 anos
Bolo para sua festa de aniversário de 124 anos em 5 de abril (Gov. Peru)
Entre os segredos para a vitalidade, Marcelino “Mashico” Abad diz que ele tem uma dieta rica em frutas e verduras, além de cordeiro, segundo comunicado do programa estadual de aposentadoria do qual faz parte. O longevo também adquiriu o hábito de mascar folhas de coca, tradição nas comunidades andinas do Peru.
Além disso, seu segredo para uma vida longa e saudável, pois não tem nenhuma doença, foi crescer rodeado pela natureza, longe do caos e da agitação da cidade, com paz interior.
Apesar de ser alegre, sua vida foi difícil
É uma pessoa muito sociável e sorridente, gosta de conversar muito e se dá muito bem com as enfermeiras, cozinheiras e funcionários que zelam pelos seus cuidados na instituição Mis Abuelitos onde mora desde 2022.
A vida de Mashico não foi fácil, ficou órfão ainda criança, aos 7 anos, foi acolhido pelos donos de uma fazenda, não teve oportunidade de ir à escola, desde pequeno se dedicou à criação de animais e à lavoura.
Sua vida foi passada morando sozinho no campo, sem companheira, tampouco filhos, pois se tornou o único habitante dessa fazenda, a qual foi abandonada pelos seus donos. Ocasionalmente ia às festas do vilarejo e vivia da venda das frutas e verduras cultivadas por ele.
Foi localizado por um funcionário do departamento de aposentadoria em 2019. Logo depois, se acidentou com a queda de um muro no curral da fazenda, o que danificou seu quadril, por isso, passou a ser cuidado por uma senhora em outra casa, antes de ir para a instituição de cuidados onde compartilha espaço com mais 28 idosos.
Maschico se tornou símbolo de força e vitalidade no Peru.
Fontes: Gov. Peru, Voz de America, TVN e Samart News