Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Redes de restaurante do Japão investem pesado em aberturas no exterior

| Sociedade

Locais no exterior superarão em breve o número de unidades no Japão, mostra pesquisa do site Asia Nikkei.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
restaurante sukiya 14 mai 2024 destaque

Fachada de um restaurante da Sukiya em São Paulo, Brasil (ilustrativa/banco de imagens)

Restaurantes no exterior agora formam uma parte considerável de locais de grandes operadoras de restaurantes do Japão, as quais cada vez mais expandiram no exterior para compensar a desvalorização do iene.

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

As 10 principais redes de restaurantes no Japão em receita no país, excluindo a McDonald’s Holdings, (Japan), tinham cerca de 13 mil locais no exterior no fim do ano fiscal de 2023.

Isso se traduz a 42% de todos os seus locais, alta de 13 pontos percentuais dos 29% no fim do ano fiscal de 2019. Unidades no exterior estão a caminho de superar os locais japoneses dentro de pouco anos.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

A Yoshinoya Holdings planeja abrir 125 restaurantes de gyudon (tigela de arroz com carne) no exterior no ano fiscal de 2024, alta de 9% no ano.

A Zensho Holdings, a companhia por trás da rede de gyudon Sukiya, deve abrir locais no exterior a um ritmo que excede as cerca de 600 aberturas que ela havia planejado para o ano fiscal de 2023.

A Colowide, cujas redes incluem restaurantes de yakiniku (carne grelhada), tinha 389 locais no exterior no fim do ano fiscal de 2023. Isso foi uma alta de 70% em comparação ao fim do ano fiscal de 2019.

A Saizeriya, que tem restaurantes italianos, expandiu sua pegada fora do Japão em 18% no mesmo período, com a China sendo um foco principal.

Agora o iene está em seu ponto mais desvalorizado em décadas, tocando recentemente mais de 160 contra o dólar. Embora a moeda japonesa tenha flutuado desde então, ela se mantém desfavorecida em valor.

Para a indústria de restaurantes, as tendências monetárias fizeram subir os custos de alimentos importados.

Qualquer operadora que não pode passar os custos extras aos preços no menu enfrentará pressão sobre os ganhos.

Havia 187 mil restaurantes japoneses no exterior em 2023, de acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas. Isso representa uma alta de 20% de 2021.

Fonte: Asia Nikkei


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo