A farmacêutica Moderna Japan está visando iniciar ensaios clínicos neste inverno para uma vacina combinada usando tecnologia de mRNA mensageiro para proteger tanto contra coronavírus como influenza, disse o presidente da companhia, Kazumasa Nagayama, ao jornal Mainichi em uma entrevista recente.
Se os testes procederem estavelmente, a vacina pode estar disponível no Japão dentro de poucos anos.
Nagayama também revelou que a Moderna Japan, a subsidiária da gigante dos medicamentos dos EUA Moderna Inc., está trabalhando na estabilização de uma base de produção doméstica para fortalecer o sistema de fornecimento de vacinas do Japão.
Em relação à vacina combinada, em outubro de 2023, a Moderna anunciou que ensaios clínicos de estágio inicial e intermediário haviam confirmado sua segurança e eficácia.
Após isso, a Moderna Japan planeja conduzir ensaios clínicos finais no Japão neste inverno, envolvendo várias centenas de participantes.
Assim que os resultados forem compilados, a companhia tem a intenção de solicitar aprovação do governo japonês assim que possível.
“A habilidade de responder a uma ampla variedade de vírus com uma única dose é uma vantagem significativa. Visamos criar um ambiente onde as pessoas que precisam de vacinações possam acessá-las facilmente, incluindo em termos de custo”, disse Nagayama.
Fonte: Mainichi