Segundo o noticiário de segunda-feira (20), um policial foi alertado por um homem que tirou uma foto de um ser vivo na lagoa formada em um canteiro de obra, na cidade de Toyama (província homônima), parecendo um crocodilo.
Isso aconteceu no sábado (18) e o policial foi ao local conferir. Viu que tem 1 metro de comprimento e que nadava devagar nessa lagoa, mas tem guelras, portanto não se trata de um crocodilo, embora tenha uma boca gigante como a dele.
A reportagem da NTV mostrou a foto para o curador do Aquário de Uozu, na província de Toyama.
“Acredito que seja um peixe-jacaré, ou gar-aligator, nativo da América do Norte”, explicou. Esse peixe vive em água doce e como não é nativo do Japão, há duas possibilidades: algum curso de água o levou até essa lagoa ou alguém o descartou ali.
Explicou que no passado era vendido quando ainda tem cerca de 10 centímetros, mas à medida que vai crescendo e rapidamente, fica muito grande, e pode ser que alguém tenha descartado.
O peixe-jacaré é considerado uma espécie invasora no Japão, por isso, atualmente sua criação e venda são proibidas.
Embora os especialistas afirmem que o risco de danos aos seres humanos é baixo, eles recomendam que nunca os abandonem em rios ou lagoas.
Fonte: NTV