A estação chuvosa (tsuyu em japonês) começou na terça-feira (21) nas ilhas Amami e na província de Okinawa, este ano com um pouco de atraso.
Em relação ao arquipélago principal, a empresa WeatherNews fez um resumo da previsão, com base nos registros da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
Estação chuvosa mais curta em 2024?
De acordo com WeatherNews, a estação chuvosa em Okinawa e Amami começou com 10 dias de atraso em relação à época considerada normal.
Também prevê-se o início com um pouco de atraso nas regiões entre Kyushu e Tohoku. Hokkaido não entra na lista.
Esse período de umidade começa no sul do Japão e vai subindo. Assim, depois de Okinawa, a próxima região é Kyushu, possivelmente no início de junho.
Depois, em meados de junho entram as demais regiões: Shikoku, Chugoku, Kinki, Tokai, Hokuriku, Kanto-Koshin e Tohoku. Em geral, esse período é de um mês, mas este ano, pode ser que fique mais curto.
Cuidado com desastres causados pelas fortes chuvas
A província de Okinawa e as ilhas de Amami deverão ter precipitação normal ou um pouco acima, com pico no fim do mês de maio a meados de junho.
Na ampla área do arquipélago principal a previsão indica que o nível de precipitação deverá ser próximo do normal.
As regiões de Kyushu, Shikoku, Chugoku, Kinki, Tokai e Kanto-Koshin poderão ter pico no fim de junho e início de julho, enquanto em Hokuriku no começo de julho.
Existe o risco de chuvas fortes em cada área, por isso é preciso ficar atento aos alertas das autoridades municipais para os casos de cheias de rios, inundações e deslizamentos.
Se houver formação de tufão nesse período, a situação poderá piorar.
Fonte: Fukui Shimbun