O Japão está se preparando para uma infestação de marias-fedidas (kamemushi) que podem atacar pés de frutas, com um número excepcionalmente grande de províncias já emitindo alertas.
Das 47 províncias do Japão, 30 do oeste ao leste, haviam emitido alertas contra marias-fedidas desde a sexta-feira (23), de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas.
O número está em contraste em comparação há 10 anos, quando o número de províncias que emitiu alertas contra marias-fedidas entre janeiro e maio foi na média de 5, mas nunca passou de 15.
De acordo com reportagem do jornal Mainichi, o número de insetos já vinha aumentando e deve subir ainda mais após a temporada reprodutiva no verão.
Temperaturas mais quentes parecem ser um dos fatores que estão contribuindo para o aparecimento do inseto.
Eles se beneficiam de uma abundância de alimentos, como cedro e cipreste, no outono, e um número substancial deles parece ter seguido pelo inverno quente, disse Mataro Hironaka, professor associado com especialidade em entomologia na Universidade da Província de Ishikawa.
No Japão, 3 espécies de marias-fedidas (verde-castanho, marrom marmorado e verde brilhante) são consideradas grandes pestes que causam danos a frutas nos galhos, incluindo maçãs, peras e pêssegos.
Marias-fedidas são assim chamadas por exalarem um fluido que geralmente tem um odor desagradável que saem das glândulas entre as pernas.
Toque aqui para saber o que fazer com as marias-fedidas nas roupas no varal.
Fonte: Mainichi