Alerta antecipado de terremoto pode atrasar 13 segundos por falha no sistema

Foi o que informou a Agência de Meteorologia do Japão, explicando sobre o problema no sistema de monitoramento.

Placa da Agência de Meteorologia do Japão (NHK)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na quarta-feira (5) que o Sistema Contínuo de Observação de Terremotos Submarinos via Cabos Tonankai, que observa terremotos e tsunamis na costa da região Tokai (espaço entre Shizuoka a Mie), apresentou um mau funcionamento. 

Publicidade

Se ocorrer um terremoto na área, o anúncio de um aviso prévio poderá atrasar até 13 segundos, mas informou que não há impacto no monitoramento do tsunami.

Este sistema foi instalado no fundo do oceano em resposta a terremotos como o temido Nankai Trough. Segundo a AMJ, na tarde de quarta-feira, por volta das 15h, foi constatado um problema em que a hora exata não conseguia ser refletida nos dados como o tremor do terremoto recebido em um observatório na cidade de Omaezaki (Shizuoka), através dos cabos do fundo do oceano. 

A AMJ suspendeu temporariamente o uso do sistema e está investigando a causa.

Em relação a esse sistema, houve um problema em 2022, de rompimento dos cabos submarinos e ficou inutilizável. As obras de restauração só foram concluídas em fevereiro deste ano. Parece que há pouca ligação com a ocorrência atual.

“Os avisos antecipados sobre a ocorrência de um terremoto podem ser feitos mais tarde que o normal, portanto, se sentir tremores, tome medidas para se proteger mais rapidamente do que o normal”, alertou um porta-voz da AMJ.

Fontes: Asahi e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menino de 5 anos escapa de casa no fim do dia, em Mie

Publicado em 6 de junho de 2024, em Sociedade

Por um momento de distração da mãe, o menino de 5 anos saiu de casa, em Mie. As buscas foram feitas e anoiteceu.

Bombeiros procurando o menino na manhã de quarta-feira (CBC TV)

Segundo a polícia, por volta das 17h15 de terça-feira (4) a mãe de um menino de 5 anos, residente em Kawachi-cho, cidade de Toba (Mie), ligou para o 110 informando que seu filho havia desaparecido.

Publicidade

Por um momento de distração, de cerca de 10 minutos, escapou de casa, relatou a mãe. Segundo ela, a porta da frente estava destrancada. 

O menino foi descrito como tendo 120 centímetros de altura, 20 quilos de peso, magro e usava roupas brancas e verdes de mangas curtas com desenho de dinossauro, além de calças curtas. 

As equipes da polícia e dos bombeiros saíram à procura do menino e avisaram a vizinhança com a sua descrição para que quem o visse avisasse a polícia. Vasculharam matas e o rio.

No entanto, até a noite o menino ainda não tinha sido encontrado.

Porém, por volta das 11h30 de quarta-feira (5), o menino foi encontrado pelos bombeiros sentado, dentro de uma floresta na montanha, perto de sua casa, sem ferimentos graves.

Fonte: CBC TV

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão