A Prefeitura de Hokota (Ibaraki) anunciou que a famosa praia Hokota, na costa de Ohtake, ou conhecida como Gold Coast de Ibaraki, não será aberta nesta temporada de verão porque a areia desapareceu.
Essa é uma praia muito famosa pelas suas paisagens espetaculares e excelente local para surf, ao longo de 1 quilômetro, recebendo em média 25 mil pessoas no verão, o quinto maior número das 14 praias públicas da província.
É a primeira vez que isso acontece por outro motivo que não seja a pandemia. Segundo a prefeitura, o motivo do sumiço da areia foi a forte erosão pelas ondas, ao ponto de destruir partes da escadaria, abrindo enormes buracos nos blocos.
Além disso, a erosão abriu vãos entre os blocos da escadaria e destruiu uma parte. Com isso, a prefeitura concluiu que não pode garantir a segurança dos visitantes.
O prefeito Kazuo Kishida disse em entrevista na terça-feira (18) que “foi uma decisão difícil cancelar porque Hokota é um importante local turístico pela sua rica natureza. Continuaremos fazendo pedidos ao governo da província, como adicionar areia, e esperamos restaurar a praia”.
Fontes: NTV e Yomiuri