Máscara ajuda a se proteger da poeira amarela, mas não da PM2,5 (PM)
Antes de informar sobre a previsão, saiba o que é PM2,5 para compreender a importância em evitá-la.
Publicidade
A PM2,5 é um termo usado para se referir a partículas finas de poeira no ar com um diâmetro inferior a 2,5 micrômetros (µm).
Estas partículas são inaláveis, por isso penetram no sistema respiratório, chegando aos alvéolos. A inalação poderá causar graves problemas de saúde, como doenças respiratórias e coronárias. Por isso o informativo da situação é de grande importância.
O Modelo de Transporte de Radiação Espectral para Espécies de Aerossóis (SPRINTARS) informou na manhã de terça-feira (25) que praticamente todo o arquipélago japonês estará coberto de PM2,5 e também da poeira amarela durante todo o dia.
De Hokkaido a Chugoku e uma parte de Kyushu, a PM2,5 estará cobrindo as províncias em quantidade muito elevada e também a poeira amarela em grande quantidade, exceto em Okinawa que ambas são em baixa quantidade.
A previsão indica que na quarta-feira (26), as regiões com quantidade elevada são Kanto, Hokuriku-Shin’etsu, Tokai, Kinki, Chugoku, Shikoku e norte de Kyushu os dois fenômenos continuam cobrindo essas áreas.
Como se proteger da poeira amarela e da PM2,5
Ao meio dia de terça-feira, segundo previsão do SPRINTARS (Tenki)
No caso da poeira amarela se pode evitá-la usando máscara e óculos protetores, mas a PM2,5 é extremamente fina, por isso, pode passar pelas tramas da máscara comum.
O que fazer? Recomenda-se evitar sair para fora, manter as janelas e portas da casa fechadas. O mesmo vale para o carro se for inevitável sair.
Se permanecer em casa recomenda-se ligar o umidificador (com ou sem óleo essencial) e manter-se bem hidratado.
Se tiver que ir para o trabalho, leve um pequeno umidificador para deixar sobre a bancada ou mesa de trabalho, pois há modelos que são carregáveis com USB e podem ser usados com garrafa PET de água.
Fontes: Tenki, SPRINTARS, RCC News e Gov. Quioto