Uma pessoa que registrou em vídeo um espetáculo no céu, como estrelas se movendo em linha, como se fosse um “expresso das galáxias”, o enviou à emissora de tevê local.
A gravação foi feita por volta das 20h30 de 24 de maio, explicou, na cidade de Nishiki (Kumamoto). “No início, não sabia o que era, mas pensei que fosse um objeto voador não identificado (OVNI). Liguei para minha esposa e pedi para ela ver também”, relatou. Mas a resposta dela foi surpreendente: “Não sei o que é, mas me deu má impressão”, contou.
A equipe de reportagem da RKK, consultou o representante do Observatório Astronômico da Província de Kumamoto, Takaaki Tsuyashima, para mostrar o vídeo.
Explicou que não se trata de um fenômeno natural. “É uma constelação de satélites artificiais. Existem milhares deles orbitando a Terra”, explicou depois de analisar o vídeo. Complementou dizendo que “definitivamente é da Starlink”.
Segundo Tsuyashima, são vários satélites artificiais lançados pela empresa aeroespacial americana SpaceX, de Elon Musk. São satélites Starlink que realizam comunicações pela Internet a partir do espaço.
“O que se viu foi o lançado em 23 de maio, gravado no dia seguinte”, complementou.
Explicou que quando um satélite é lançado, costuma ficar em baixa altitude por vários dias, então se for no momento certo, muitos poderão vê-lo.
Assim, o “trem expresso das galáxias”, que brilhou no céu de Kumamoto, era na verdade um grupo de satélites. De qualquer modo, foi um registro interessante.
Fonte: RKK