Na terça-feira (25) a Toyota Motor anunciou a remuneração dos altos executivos, e o presidente do conselho Akio Toyoda, neto do fundador, receberá 1,622 bilhão de ienes, um aumento de 62% em relação ao ano anterior e o maior de todos os tempos para um diretor da montadora.
De acordo com o Relatório de Valores Mobiliários da Toyota para o ano fiscal encerrado em março, no ano anterior o presidente do conselho recebeu 999 milhões de ienes.
Para reforçar a sua competitividade na aquisição de recursos humanos internacionais, a Toyota Motor revisou o seu quadro de remuneração com base nos padrões das empresas europeias com maiores capitalizações de mercado, e também introduziu um sistema que avalia as contribuições para o crescimento a médio e longo prazo.
O presidente da Toyota, Koji Sato, tem como remuneração 623 milhões de ienes anuais, enquanto o vice-presidente Shigeru Hayakawa, 389 milhões de ienes. No total são 7 diretores com remuneração anual superior a 100 milhões de ienes.
Por outro lado, veio à tona a questão da fraude na certificação de modelo no Grupo Toyota. Por isso, a Toyota Motor explicou que reduziu parcialmente as remunerações do presidente do conselho, do presidente e de outros executivos.
O lucro operacional da Toyota no ano fiscal de 2023 ultrapassou 5 trilhões de ienes pela primeira vez entre as empresas japonesas.
Fontes: NHK, Nagoya TV e Car Watch Impress