Uma mulher de 80 anos na província de Aomori morreu na terça-feira (25) após ser atacada por um urso quando colhia brotos de bambu nas montanhas.
Ela foi encontrada inconsciente no Monte Hakkoda na cidade de Aomori por volta das 8h45 por um colega, levando a um esforço de resgate pela polícia e caçadores locais.
A mulher foi declarada morta por volta das 15h após ser transportada para um hospital na cidade. Autoridades locais indicaram o ataque por um urso-negro-asiático adulto de aproximadamente 1,5m por volta das 8h30.
A mulher e seu colega entraram na área de montanha por volta das 6h com um plano de colher brotos de bambu separadamente e se reagrupar depois.
Após retornar no local combinado, o homem encontrou a mulher no chão, inconsciente.
O incidente marca o primeiro ataque fatal de urso neste ano na província de Aomori, onde situações anteriores em 21 e 22 de junho haviam resultado em lesões e comida roubada, levando à emissão de uma alerta por toda a região.
Vários incidentes relacionados a ursos a nível nacional
Na segunda-feira (24), um avistamento de urso em uma escola na cidade de Nikko (Tochigi) necessitou de lockdown temporário.
Na terça-feira (25), a NHK divulgou que um homem na cidade de Ogaki (Gifu), sofreu ferimentos graves após ser atacado por um urso quando pescava sozinho.
Em 21 de junho, um homem foi encontrado morto nas montanhas no vilarejo de Shinano (Nagano). A polícia acredita que ele foi atacado por um urso, visto que ele tinha arranhões profundos em suas costas e face.
Em maio, um casal de idosos na província de Gunma foi ferido após um urso ter entrado na residência onde moram no meio da noite quando eles estavam, dormindo.
O Ministério do Meio Ambiente divulgou que houve 219 vítimas de ataques de ursos no ano fiscal de 2023, o que resultou em 6 mortes.
Fonte: Japan Times