Preços de importação de carne bovina dos EUA vêm aumentando no Japão, tornando a aquisição difícil para comerciantes e restaurantes como os de yakiniku.
Por trás do aumento nos preços estão a recente desvalorização do iene contra o dólar, fornecimentos reduzidos de carne de produtores dos EUA e competição por carne bovina americana com países como Coreia do Sul e México.
Em busca por carne importada mais barata, setores relacionados japoneses estão aumentando esforços para diversificar fontes de aquisição.
Entretanto, garantir as quantidades necessárias parece difícil. Normalmente com preços a preços razoáveis, espera-se agora que a carne bovina importada continue inacessível para consumidores no Japão conscientes de seu orçamento.
Os EUA produzem cerca de 40% das importações de carne bovina do Japão, que totalizam 500 mil a 600 mil toneladas por ano, com o corte gorduroso dianteiro do abdômen congelado (short plate), demanda para o qual é alta por parte de restaurantes de yakiniku e gyudon, formando uma grande parte da carne bovina que vem do país norte-americano.
Fonte: Nippon